O Rio de Janeiro recebeu, entre os dias 18 e 19 de março, uma das edições do ICCA Brasil Roadshow, promovido pela International Congress and Convention Association (ICCA) em uma iniciativa conjunta com a Embratur, Visit Rio Convention Bureau, Visite São Paulo Convention Bureau e a GL events Brasil. A ação foi resultado de um esforço colaborativo para fortalecer o setor de eventos no país. Enquanto a ICCA ficou responsável pelo conteúdo e pelos buyers internacionais, a organização local contou com apoio essencial das instituições parceiras para que o evento se concretizasse com sucesso.
O evento reuniu autoridades, profissionais e empresas do setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), com o objetivo de fortalecer a captação de eventos internacionais no Brasil e capacitar ainda mais o mercado nacional.
O impacto do turismo de negócios no Brasil
O ICCA Brasil Roadshow trouxe à tona dados essenciais para o setor. O turismo de negócios representa 49% dos visitantes internacionais no país e, de acordo com estudos, turistas que vêm ao Brasil a trabalho gastam, em média, três vezes mais do que os de lazer. Essa diferença impacta diretamente a economia local e estimula a ocupação de destinos fora da alta temporada.
Outro destaque da edição foi o desempenho do Rio de Janeiro no ranking da ICCA: a cidade saltou do 9º para o 4º lugar entre os destinos mais relevantes das Américas (América do Norte e América Latina), sendo hoje a primeira colocada no Brasil. No ranking global, o Rio ocupa a 35ª posição, uma conquista significativa.
A importância do ICCA Brasil Roadshow para o setor MICE
De acordo com Senthil Gopinath, CEO Global da ICCA, o Brasil já é considerado um país estratégico para o setor MICE, com destaque para São Paulo e Rio de Janeiro. O Brasil ocupa atualmente a 15ª posição no ranking global da ICCA, subindo cinco posições em relação ao ranking anterior (20º lugar).
Além disso, a edição brasileira do Roadshow representou um marco importante: a quebra da barreira linguística dentro da ICCA América Latina, aproximando o Brasil ainda mais dos países vizinhos e incentivando a prospecção de eventos latino-americanos, que possuem uma dinâmica mais ágil de circulação entre os países.
Vale lembrar que o Brasil foi o primeiro país latino-americano a sediar um Congresso Mundial da ICCA, sendo que o Rio de Janeiro já foi palco de três edições do evento.
Riocentro: centro de convenções versátil e parceiro do desenvolvimento do setor
Embora não tenha sediado esta edição do ICCA Brasil Roadshow, o Riocentro é um dos centros de convenções mais modernos e versáteis do Brasil. Localizado estrategicamente na Barra Olímpica, o complexo é equipado para receber eventos nacionais e internacionais de todos os portes.
Com quatro pavilhões reformados, um Centro Integrado de Convenções, anfiteatro, hotel integrado (Lagune Barra Hotel), estúdios audiovisuais, heliponto e estacionamento para mais de sete mil veículos, o Riocentro oferece estrutura de excelência aliada à expertise de uma equipe especializada em grandes produções.
A discussão promovida pela ICCA também reforça a importância de o trade turístico e os organizadores reportarem seus eventos à associação, colaborando para que o Brasil se mantenha em destaque nos rankings internacionais, o que beneficia diretamente centros de convenções como o Riocentro.
O ICCA Brasil Roadshow deixa como legado a valorização do turismo de negócios e o fortalecimento do setor MICE no Brasil. E o Riocentro, com sua infraestrutura completa e compromisso com a inovação, segue preparado para contribuir com o crescimento dessa cadeia em constante transformação.